Escrita Criativa “Imagens, versos e a escrita”

12 de junho

14:00-16:30

Fragata

INSCRIÇÕES

Oficina de Escrita Criativa com respiração (inspiração e expiração) no cinema e na poesia. A partir de extratos de filmes e de poemas, propor a redação de pequenos textos em prosa.

Sentir como o cinema e a poesia são formas de perceção e ordenação. Não se trata apenas de ver e recolher imagens tendo em conta um ângulo específico, é também um modo de ordenar ou desordenar essas imagens. Pretendemos usar o modo como se constrói uma imagem e como esta se esbate ou transforma numa outra, reconstruindo-se ambas nesse processo, seja num filme de Pedro Costa, de Catarina Vasconcelos ou num poema de Sebastião Alba ou de Luís Filipe Parrado, como base para uma reflexão sobre as práticas de escrita e para as potencialidades da linguagem.   

DESTINATÁRIOS

Para quem pretende refletir em modos de escrita; 
Para quem está disponível em partilhar novas ideias e experiências de escrita;

FORMADOR

José Carlos Sendim tem o Curso do Magistério Primário, Licenciatura em Português e pós-graduação em Estudos Linguísticos; é docente há mais de trinta anos, com experiência em diferentes graus de ensino, tendo lecionado, além de Português, oficinas de Teatro e de Escrita e coordenado, ao nível do agrupamento, atividades do Plano Nacional de Cinema. É autor de dois livros de poesia.

No mesmo dia