
25 de maio
*Esta é uma oficina exclusiva à Escola Secundária De Monserrate
Oficina de técnicas e métodos de encadernação adaptados à faixa etária dos participantes.
Nesta oficina será desenvolvido um caderno com papel reutilizado, de forma a sensibilizar ao desperdício de materiais. Estas aprendizagens serão aplicadas pelos participantes e posteriormente apresentadas na mostra final.
Orientado por Jornais Justapostos (Rafa Fernandes e Nery)
BIOS
Rafaela Fernandes é uma autodenominada artista plástica, que vive entre Porto e Viana do Castelo. Em 2020 licenciou-se no curso de Artes Plásticas na FBAUP. A sua prática é multidisciplinar e engloba escultura, pintura, fotografia e vídeo. A escultura surge como primeira linguagem de trabalho, onde materializa corpos desconhecidos, imaterializáveis. Usa a parafina como matéria predominante e com esta explora a efemeridade. Na sua pintura, a cor funciona como certeza, tornando-se a linguagem onde encontra maior valor de afirmação e decisão. A fotografia existe como hábito de conservação. E por último, o vídeo que imortaliza a efemeridade dos seus projetos. No entanto, não trata apenas como registo, mas como matéria.
Nery vive no Porto e tem uma licenciatura em artes plásticas na área de escultura. A sua prática artística tem vindo a modificar-se bastante ao longo dos anos, residindo agora na escrita. Actualmente trabalha no .lab.